Livros
Livros - Esta página está sendo revista. Contudo, todas as dúvidas em relação ao material serão respondidas sob consulta através de nosso e-mail comercial@oveleiro.com.br ou por telefone (21 2233-3275 / 2233-3025 / 2253-9086).
Pode nos mandar uma mensagem por também aqui.
Trabalhamos com material para pronta entrega e sob encomenda.
Um litoral imenso e, paradoxalmente, raríssimas publicações, nem mesmo em língua estrangeira. Enfim, esse era o triste panorama enfrentado, no Brasil, pelos amantes da náutica e dos segredos do mar.
Na verdade, durante 18 anos, na condição de colunista e repórter do Jornal do Brasil, além de editor da Revista Vela & Motor, recebi centenas de cartas indagando sobre livros didáticos ou de aventuras, em português. E a resposta era sempre a mesma- não há nada – agravada pelo fato de, na época, não existir autor nacional dedicado ao tema. Como paliativo indicava algo em espanhol, ainda que difícil de ser encontrado nas livrarias.
Mas a triste e ridícula situação precisava ter um fim. E eis que surgiu uma editora que poderia ser batizada de “salvação”, mas que acabou recebendo o sugestivo nome de Edições Marítimas, mais direto e incisivo. E nada melhor para uma estréia do que a famosa história de Slocum, o primeiro homem a dar a volta ao mundo, sozinho, em um barco a vela de 1895 a 1898.
Dai para a frente a Editora, funcionando há mais de 20 anos, e de vento em popa, apresentou diversos best sellers, nacionais e internacionais, valendo citar: “À Deriva”; “Astronomia sem Mistérios”; “Damien III Antartica à Vela”; “Dois contra o Cabo Horn”; “Guia de Peixes do Litoral Brasileiro”; “Guia Prático de Manobra”; “Iniciação Náutica”; “Marinharia e Trabalhos em Cabos”; “O Destino do Tzu Hang”; “Pesca Esportiva”; “Sozinho na Esteira das Caravelas”; “Um Mundo Só Meu” e “Velejando de Bikini”.
“Memoires Du Large”, do consagrado e saudoso navegador francês Eric Tabarly, e “ A Volta do Mundo sem Escalas”, dos ingleses Andy Briggs e John RidgMcay, contando as façanhas vividas a bordo do English Rose VI – um ketch de 57 pés – já estão no prelo.
O responsável pela empreitada pioneira? Jacques Mille, francês de nascimento, brasileiro naturalizado e de coração. Proprietário da Livraria Pantheon, por 10 anos, e também velejador, “mergulhou fundo” no mercado náutico. Sendo assim, desde 1968 importa equipamentos, a maior e mais conceituada empresa do ramo.
Outro nome destacado da Edições Marítimas e de O Veleiro é Alaide Mille, mulher de Jacques, e desde 1970, uma especialista no setor.
Portanto, resta aguardar, com justificado otimismo, os próximos produtos em seguida à esta excelente reedição – comemorativa de 100 anos do evento, agora com fotos e ilustrações; e desejar que bons ventos impulsionem a Edições Marítimas, uma iniciativa digna dos maiores elogios.
Edson Afonso é jornalista e cobriu para o Jornal do Brasil e Revista Vela & Motor os mais importantes eventos náuticos do mundo.